Blog

A indústria 4.0 no Brasil

A indústria 4.0 no Brasil

A Indústria 4.0 é um termo que surgiu na Alemanha em 2012 e serve para representar uma nova revolução industrial, onde os sistemas de informações conectados entre si e a equipamentos de automação, fornecem dados em tempo real para tomadas de decisões que podem ou não ocorrer automaticamente baseados em inteligência artificial.

A proposta parece distante do Brasil, pois estudos revelam a dificuldade de os empresários brasileiros entender o conceito e aplicar recursos na área tecnológica. Isso destaca-se principalmente nas pequenas empresas que demonstram desconhecimento e apresentam dificuldades inclusive em transferir o conhecimento humano e o modelo de processo industrial para os sistemas de gestão da empresa.

No entanto, como todas as revoluções industriais anteriores, isto é um ponto sem volta e quem sair na frente poderá se destacar em relação aos demais e obter vantagens competitivas importantes.

Uma boa dica é amadurecer o processo industrial, padronizar as atividades e ir "clonando" os dados para dentro dos sistemas operacionais, montar indicadores de desempenho e ficar atento as novidades, aproveitando as tecnologias que sinalizarem benefícios e que claro, sejam viáveis de serem implementadas.

Solicite uma demonstração

Para descobrir como otimizar a produção e trabalhar com estoque inteligente na sua indústria