Blog

BI para supermercados ajuda a aumentar a eficiência operacional e reduzir perdas

BI para supermercados ajuda a aumentar a eficiência operacional e reduzir perdas

Atualmente, proprietários, diretores e gerentes comerciais de supermercados, varejo e atacados têm uma grande preocupação: como se manter competitivo diante das crises, busca dos clientes por preços mais baixos em um cenário de alta concorrência?

Uma das formas mais tangíveis e que gera mais resultados a curto e médio prazo é a implantação de software BI para supermercados.

Para quem ainda não conhece, a sigla BI significa Business Intelligence ou, em português, Inteligência de Negócios, que consiste em utilizar a tecnologia para capturar, processar e analisar um grande bloco de dados que podem vir de várias fontes diferentes.

Potencializando os resultados

Após tal empoderamento de dados, informações são geradas e facilitam o entendimento de como cada unidade e setor funciona, onde estão os gargalos e muitas outras informações relevantes para potencializar os resultados e gerar maior eficiência operacional, controle de estoque, redução de perdas e, consequentemente, maior retorno financeiro.

Agora imagine o dia-a-dia do seu comprador, que tem a tarefa de manter os estoques proporcionais à demanda mercadológica, evitando desperdícios e falta de produtos.

Se o setor de compras de um supermercado começa a cometer repetidos erros, pode comprometer todo o faturamento e resultado da unidade.

Avalie ofertas e demanda

O comprador deve analisar as ofertas de vários fornecedores para conseguir o melhor preço na data de entrega com a melhor forma de pagamento e, ainda, avaliar a demanda de mercado, visando manter o estoque sempre equilibrado. E em tempos de concorrência elevada, fazer tudo isso ao mesmo tempo pode ser bastante desafiador.

Quando ele resolve efetuar o pedido, o fornecedor escolhido não tem a quantidade suficiente para entregar na data necessária. Outro fornecedor tem a quantidade, mas não tem o mesmo preço ou a mesma qualidade. Todos os dias esse profissional deve agir com a máxima cautela.

Nesse contexto, possuir acesso direto, rápido e imediato a informações relevantes para tomar a melhor decisão, pode ser crucial para a produtividade do setor e a sobrevivência do negócio, garantindo maior retorno financeiro.

Plataforma de BI Marketway

O MARKETWAY, desenvolvido especialmente para supermercados, varejo e atacado é a solução para os problemas do seu setor de compras e pode aumentar consideravelmente a eficiência operacional e os lucros do seu negócio.

Imagine seu comprador com acesso a informações tabeladas sobre cada fornecedor e produto. Fica muito mais fácil para efetuar a melhor negociação. A solução também auxilia na percepção rápida de estoques em baixa, evitando as famigeradas faltas de produtos. 

E você, como diretor ou gerente ou mesmo líder do setor financeiro, poderá ter acesso a todo o controle financeiro das suas unidades, comparando períodos, lojas e departamentos para evidenciar seus principais gargalos. Conseguirá corrigir as perdas e definir indicadores e metas para gerir perdas, estoques e vendas.

Além de todas essas vantagens, o BI MARKETWAY possui parceria com a plataforma Qlik, com análise para maior visualização de dados, relatórios e painéis interativos e personalizados para varejo.

Venha ver o futuro da sua rede de supermercados, varejo ou atacado ao alcance de suas mãos.

Acesse agora e veja o MARKETWAY em funcionamento. Você vai se surpreender com tantos benefícios! 

 

Solicite uma demonstração

Para descobrir como otimizar a produção e trabalhar com estoque inteligente na sua indústria