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Com a ajuda do Marketway, Comercial Zaffari melhora nível de informação  e acelera tomada de decisões

Com a ajuda do Marketway, Comercial Zaffari melhora nível de informação e acelera tomada de decisões

Do armazém à rede de Supermercados, a Comercial Zaffari está consolidada no mercado, com mais de 60 anos de tradição no estado do Rio Grande do Sul e amplo grau de identificação com o público gaúcho. Destaca-se no competitivo mercado de varejo nacional por sua qualidade de atendimento, produtos e serviços.

Fundada em 1957 na cidade de Passo Fundo, a Comercial Zaffari reconhece em sua própria origem as características de seu público consumidor e mantém um relacionamento de respeito, ética e compromisso com o desenvolvimento das comunidades em que está inserida.

Empresa geradora de emprego, renda e oportunidades de negócios, possui o objetivo de oferecer serviços e produtos de qualidade, visando grandes soluções ao consumidor, valorizando os funcionários através da qualificação de pessoal e contribuindo com o meio ambiente e comunidade através de programas sociais. Busca sempre a excelência no atendimento, confiabilidade, prazer em servir, espírito de equipe, ética, honestidade e foco no resultado.

É desta forma que a Comercial Zaffari busca aprimorar constantemente a gestão dos seus negócios, utilizando tecnologia de ponta, com o intuito de crescimento com lucro e perpetuação no mercado. Para isso, conta com o BI Marketway e melhora resultados. Quer saber como?

 

O desafio

Com lojas posicionadas estrategicamente em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, a gestão principal da Comercial Zaffari está centralizada em Passo Fundo, no seu Centro Administrativo. É neste local que se concentram a área comercial, financeira e administrativa da empresa, junto com um Centro de Manutenção para dar apoio às lojas – onde várias análises e decisões são tomadas, juntamente com o auxílio dos gerentes de cada unidade.

A necessidade de análises de desempenho de cada unidade cada linha de produtos ou de cada produto se faz para garantir um bom atendimento aos clientes. Se o produto não estiver na gondola, não vende. Parece simples, mas quais produtos estão faltando? Como está o desempenho de cada loja?

Diariamente são realizadas reuniões com fornecedores e equipes de lojas. Nesta reunião, são avaliados os desempenhos de vendas dos produtos e, com base nestes dados, várias decisões são tomadas.

Dentre os desafios do Comercial Zaffari estão:

  • Visão global do negócio envolvendo todas as unidades
  • Visão de cada loja, cada segmento e cada produto
  • Obter estas divisões de forma clara, simples e segura para tomada de decisões
  • Aumentar o lucro e perpetuação no mercado

Mensalmente, ou quando é necessário, são realizadas as reuniões de diretoria para avaliação do resultado da companhia e tomadas de decisões estratégicas. Acelerar as informações para estas reuniões, no cenário atual, é extremamente importante.

 

“Somos uma empresa dinâmica. Somos orientados a metas e, entra elas, está a satisfação dos nossos clientes. Sendo assim, a informação correta e rápida faz toda a diferença”.

Tiago Zaffari | Diretor Operacional | Comercial Zaffari

 

A solução

Após identificar a necessidade de uma ferramenta que pudesse auxiliar na gestão, a Comercial Zaffari procurou por empresas que pudessem oferecer uma solução robusta, aliada a um serviço de consultoria qualificado e reconhecido.

Nesta busca, encontrou o Marketway, uma ferramenta da H2J Innovative Solutions que revende os produtos QlikView e é provedor de serviços de valor agregado. Neste momento, a H2J fez uma convincente demonstração da ferramenta Marketway e, posteriormente, fez uma SIB (Seeing is Believing), que funciona como um “Ver para Crer”.

Em dois dias de trabalho, a SIB permitiu que a Comercial Zaffari tomasse sua decisão sem medo, pois pôde comprovar os benefícios que teriam com a ferramenta. A H2J foi contratada para realizar a implantação do Marketway e prestar consultoria no desenvolvimento de análises e relatórios.

Logo no início do projeto foram levantadas as características de cada etapa do processo de tomada de decisão, gerando assim requisitos de software para tratar situações relacionadas a busca de informações, relacionamentos e sincronismos entre diferentes bases de dados, uso de planilhas Excel, restrições e sincronização.

Após identificar as necessidades, juntamente com os usuários, foi elaborado um plano de projeto de análises que deveriam ser desenvolvidas para as áreas comercial e controladoria. Através de um plano bem elaborado e metodologia ágil para gestão do projeto, o trabalho fluiu com o acompanhamento constante do cliente. Isto garantiu que a análise certa chegasse a pessoa certa.

Todas as análises funcionam online, sete dias por semana e 24 horas por dia.

 

Os resultados

Relatórios e análises que levavam dois a três dias para serem emitidos, com o Marketway não demoram mais do que 20 segundos – e com uma qualidade de informação muito mais rica e dinâmica:

  • Menos de 1% de esforço, comparado com o cenário anterior, para obtenção da informação
  • Melhoria na qualidade da informação
  • Melhoria na tomada de decisões
  • Reuniões com fornecedores e equipe de lojas com indicadores claros, rápidos e confiáveis
  • Aceleração da informação para reunião de diretoria

 

“O melhor do Marketway é a rapidez da informação para obtermos resultados. A tomada de decisão ficou muito mais rápida e assertiva. Antes, precisávamos buscar informações de vários locais e ficar montando planilhas Excel – as quais nem sempre eram confiáveis”

Roberto Fernandes | Gerente comercial | Comercial Zaffari

 

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