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Como controlar as despesas e aumentar os lucros do seu mercado varejista ou atacado

Como controlar as despesas e aumentar os lucros do seu mercado varejista ou atacado

Um dos maiores vilãos da gestão de supermercados é o equilíbrio das despesas com as receitas. Ter um controle de despesas e desperdícios e melhorar a gestão de estoques pode fazer toda a diferença quando se deseja aumentar o lucro.

E para te auxiliar nesse controle e aumento de resultados, listaremos algumas dicas fundamentais. Fique dê olho!

1) Melhorando a negociação

Negociar bem é uma arte. No caso de supermercados, pode fazer toda a diferença para se obter os melhores resultados (custo X benefício X prazo de entrega), comprando na quantidade exata.

Para tanto, uma rica pesquisa de mercado deve ser realizada, considerando a qualidade dos fornecedores (avaliar reclamações de outros clientes, prazos praticados, disponibilidade de produtos e marcas, etc.), as formas de pagamento e a logística.

Em seguida, escolhidos pelo menos três fornecedores, começam as negociações em busca do melhor preço ou maior lote pelo menor preço inicial. Para isso, o profissional deve ter em mente as metas combinadas com a alta gestão do supermercado.

As negociações devem ser previstas e planejadas com base nas demandas de mercado, para evitar a falta de um produto que está sendo bastante demandado. Nunca faça uma negociação em cima da hora ou no desespero, pois isso pode custar um aumento expressivo nas despesas.

Além disso, é importante negociar sempre no formato ganha-ganha, para manter o bom relacionamento com seus fornecedores e aproveitar as melhores oportunidades.

2) Parcerias e promoções

Aproveite as negociações que estarão sendo feitas com fornecedores para firmar parcerias de longo prazo, visando a manutenção contínua dos estoques de produtos altamente demandados.

E já comece a prever, avaliando a aceitação e sazonalidade de produtos, as promoções que podem ser realizadas para vender produtos remanescentes de estoques mais antigos.

Jamais tenha um fornecedor exclusivo de um produto, qualquer que seja, para evitar ter que comprar por valores exorbitantes.

Conheça o mercado e negocie com o fornecedor, de modo que ele entenda a filosofia do seu negócio e possa também propor ações em conjunto.

3) Entendendo a gestão financeira

Conhecer perfeitamente o fluxo de caixa, as contas a pagar e a projeção de lucro do seu supermercado, bem como manter um controle financeiro atualizado, auxilia na definição de metas reais e ajuda a perceber onde o dinheiro está se perdendo. Assim, é possível ter uma noção sobre como o negócio está investindo e buscando crescimento.

4) Não aos desperdícios

As perdas e desperdícios em um supermercado de varejo ou atacado estão relacionadas ao vencimento de produtos perecíveis, furtos, desvio de verbas de forma fraudulenta e problemas na manutenção de equipamentos conservadores (como freezers, por exemplo).

As perdas comprometem os lucros e o bom funcionamento do supermercado e devem ser combatidas fortemente. Uma análise de histórico de perdas pode ajudar na criação de acompanhamentos e controles periódicos que minimizem ocorrências futuras.

5) Capacitação focada

Treinar os funcionários para estarem sempre de olho às possíveis perdas é uma saída inteligente e prática.

Os funcionários capacitados podem realizar inventários e conferências periódicas dos produtos e comparar o estoque real com o estoque virtual cadastrado, mantendo a veracidade dos dados em sistema.

Também podem fiscalizar o consumo de produtos por clientes nas dependências do mercado (produtos que são consumidos e, muitas vezes, não são pagos) e a desistência de compra, devolvendo produtos perecíveis para o local adequado, antes que estraguem. Um sistema de monitoramento e segurança é fundamental neste quesito.

Além disso, produtos de uso interno (padaria, lanchonete, etc.) devem ser registrados e removidos do estoque.

6) A ferramenta estratégica

Por tudo que foi apresentado, fica impossível realizar o controle de despesas no seu supermercado varejista ou atacadista de forma manual.

Como ferramenta estratégica para melhores negociações e operações mais ágeis e rentáveis, foi desenvolvido o BI Marketway, que ajuda a garantir a eficiência operacional do seu supermercado, reduzir as perdas e otimizar os custos, proporcionando maior controle de estoque e maior retorno financeiro.

O Marketway permite uma visão completa do seu negócio e das suas unidades, permitindo a análise das despesas comparando períodos, lojas e departamentos, evidenciando onde estão os problemas, para facilitar a atuação sobre eles e a tomada de decisão pela liderança / gestão.

Um sistema completo, eficiente e personalizável, trazendo um verdadeiro emponderamento com dados e os indicadores que você deseja ver em sua gestão, cruzando as informações que você desejar, em tempo real, de onde você estiver.

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