Blog

Dica para supermercados: 5 motivos para escolher uma solução BI baseada na tecnologia Qlik

Dica para supermercados: 5 motivos para escolher uma solução BI baseada na tecnologia Qlik

Gerenciar todos os setores dos supermercados com alta eficiência é uma preocupação constante que deixa muitos gestores com dores de cabeça. Sim, saber administrar toda a gestão é um dos princípios fundamentais para garantir o sucesso do supermercado. Mas como fazer isso?

Planejamento, metas, objetivos, controle de compra, recursos, estoque e fluxo de caixa são alguns dos pontos cruciais que devem ser analisados diariamente dentro de um supermercado. Sem análises e relatórios, muitos desafios podem ser enfrentados na rotina de gestores, gerentes e colaboradores.

É por isso que nós, do Marketway, separamos 5 motivos para você escolher uma solução BI baseada na tecnologia Qlik e alcançar grandes resultados para seu supermercado. Fique de olho!

 

1 – Garantir eficiência operacional

Organizações eficientes planejam, dirigem, abastecem, financiam e controlam informações. Para operar de forma lucrativa, é necessário que seu supermercado possua uma retaguarda que faça tudo isso de forma correta e eficiente. Pesquisas mostram que falhas na execução geram ruptura, quebras, insatisfação do consumidor, baixa produtividade e, portanto, alta nos custos e perdas no faturamento e lucro.

É por isso que informação é a chave do sucesso do seu supermercado. Ao utilizar uma solução BI baseada na tecnologia Qlik, como o Marketway, você cria dashboards interativos, relatórios dinâmicos e analisa toda a história que está presente em seus dados. Assim, é possível investigar todas as possíveis associações que existem nas informações, mostrando todas as fontes de dados e levando o analytics a um novo nível de potência e flexibilidade.

É dessa forma que todos dentro do seu supermercado estarão abastecidos com informações importantes para tomar decisões e reagir de forma rápida e embasada.

 

2 – Comprar e vender melhor

Ao fazer as compras, muitos consumidores analisam primeiramente o preço. É por isso que este pode ser considerado o fator mais importante para as vendas de um supermercado, ao lado da qualidade dos produtos. Com base nisso, elencamos que o primeiro dever do comprador é comprar barato, enquanto o segundo é comprar na quantia exata – evitando que sobrem ou faltem mercadorias.

É fato que o comprador tem a tarefa de manter os estoques proporcionais à demanda mercadológica e, se ele comete repetidos erros, pode comprometer todo o faturamento e resultado da unidade.

Com o acesso às informações da solução BI, o comprador é abastecido com dados que comprovam quando comprar, quanto comprar e porque comprar. As informações são abastecidas diariamente, e a cada clique a plataforma recalcula as análises e apresenta tudo de forma clara e visual, com cores e gráficos que facilitam a compreensão dos dados. Ainda, tudo é adaptado ao tamanho da tela do dispositivo para facilitar a análise.

Além disso, também destacamos o quanto é importante ter todas as informações sobre cada produto e fornecedor para facilitar o momento das novas negociações. Com o BI, é possível ter todo o histórico de negociações de preços e condições em tempo real, facilitando que você crie estratégias realmente comprovadas de melhor preço.

 

3 – Diminuir as perdas e rupturas, melhorar seu custo e aumentar sua receita

 Algumas pesquisas apontam que a falta de produtos nas gôndolas é o saldo mais grave da execução ineficaz em supermercados. Essa ruptura é responsável por altos índices de perdas e lucro, o que afeta diretamente na saúde do negócio. Mas você sabe qual é a principal causa dessa ruptura no seu supermercado?

Por falta de processos, disciplina e monitoramento, a reposição precária pode ser considerada a principal causa das rupturas em supermercados – isso só mostra o quanto um monitoramento diário, abastecido com informações relevantes, pode minimizar esse problema na gestão.

Outro problema que assombra a eficiência de gestão em supermercados são as quebras, e isso é comprovado quando mais de 20% das perdas do setor supermercadista têm nas quebras sua maior causa.

Em uma solução BI baseada na tecnologia Qlik, esses problemas são evitados. Identifique quando e onde isso ocorre e tome medidas preventivas para evitar que quebras e rupturas interfiram nos resultados do seu negócio. Não espere até o fim do mês para identificar o problema.

 

4 – Controlar as despesas e aumentar o lucro

Controlar as despesas em todos os setores é um fator primordial que precisa ser devidamente monitorado para garantir alta eficiência no seu supermercado. Quanto maior a empresa, mais difícil isso se torna, dependendo de um controle muito mais rigoroso. Neste caso, a informação no ponto de decisão faz toda a diferença, e isso só acontece com grande volume de dados.

Analisar o desempenho das despesas com comparação de períodos, lojas e departamentos ajuda a evidenciar onde está o problema, para depois atuar sobre ele. Ao utilizar uma solução BI baseada na tecnologia Qlik, você garante essa visão completa de forma automatizada, deixa as planilhas de lado e evita erros.

 

5 – Definir metas e cumpri-las

A operação de um supermercado exige uma ótima administração. O principal problema que deve ser resolvido é garantir uma operação eficiente e vender bem. Neste tópico, também entra a definição de metas, seja de margem, níveis de rupturas, níveis de perdas, faturamento ou outras. Definir um objetivo que você precisa atingir ou evitar, é uma tarefa importante para manter os colaboradores focados.

A solução BI permite que você faça isso sem complicação, perda de tempo com cálculos e análises: tudo de forma rápida, ágil e precisa. Em um clique, a solução faz a análise completa de acordo com os dados do seu supermercado e mostra onde você deve chegar.

 

Como você pode perceber, uma gestão de supermercado eficaz é aquela que proporciona esforços aos diversos setores da empresa, com a principal demanda: informação. Com acesso à informação sobre cada setor do seu supermercado, você consegue analisar metas, relatórios e sabe onde estão localizados os erros de cada processo.

Ao utilizar uma solução BI baseada na ferramenta Qlik, como o Marketway, você garante todas essas informações de forma ágil, precisa e correta, sem demandar muito tempo da sua equipe e reduz os riscos de erros. Os profissionais da sua empresa ficam empoderados com dados que facilitam a tomada de decisões. Integre informações, defina metas e objetivos, e faça a análise de dados de forma automatizada.

O Comercial Zaffari usa a ferramenta e comprova os resultados. Confira!

Solicite uma demonstração

Para descobrir como otimizar a produção e trabalhar com estoque inteligente na sua indústria