Alexandre C. de Quadros | Diretor administrativo
Empresa: Grupo Koch
Segmento: Varejo
Localização: Itapema/SC
Solução: Qlik Sense | QlikView
Não adianta apenas ter dados, é preciso gerar informações a partir deles que auxiliem na tomada de decisão. É com esse pensamento que compartilhamos mais um case, contado por Alexandre C. de Quadros, Diretor Administrativo do Grupo Koch, que atua há 11 anos na empresa e conhece os desafios e conquistas dos últimos anos.
O Grupo Koch
Prestes a completar 27 anos no mercado, o Grupo Koch vem expandindo seus negócios. Conta atualmente com 3 segmentos: supermercado, atacarejo e farmácia (o negócio mais recente), totalizando 43 lojas, que empregam mais de 5000 colaboradores.
Antes das soluções Qlik
O Grupo Koch faz uso há mais de 10 anos das soluções Qlik. A busca iniciou pela necessidade de ter em mãos informações e não apenas dados, pois sabiam que da forma como estava sendo feito, os cenários de análise estavam defasados.
Iniciaram com o QlikView, que já trouxe mudanças significativas para o negócio, mas eles precisavam de mais! A busca passou a ser por mais agilidade e uma ferramenta mais atualizada, é aí que nós chegamos no Grupo Koch, implantando o Qlik Sense.
Alexandre já destaca que, desde a primeira reunião com o time da H2J, ele percebeu que poderíamos atender a demanda que eles tinham, ao demonstrar domínio da ferramenta e a possibilidade de desenvolver algo robusto e ágil.
“Antes do Qlik, as análises eram feitas em Excel. O problema: quando termina, a informação já está atrasada. Risco de errar um cálculo é grande. Com o Qlik, é confiabilidade. Não há manipulação dos dados fora do BI, o que será analisado é o dado real e atual.”
Alexandre C. de Quadros - Diretor administrativo do Grupo Koch
Garantia de veracidade das informações
“A partir do momento em que se passou a utilizar a ferramenta para gerar indicadores e metas, o presidente da empresa passou a perceber que o caminho era adotar o Qlik como ferramenta de trabalho”, destaca o Diretor Administrativo do Grupo Koch, Alexandre C. de Quadros.
A partir disso, passou-se a incorporar à cultura da empresa. Todos os colaboradores, começaram a analisar e tomar decisões baseadas nos dados da ferramenta. Atualmente em torno de 600 colaboradores do Koch utilizam o Qlik diariamente, são 80 projetos dentro da ferramenta que auxiliam toda a gestão.
De acordo com Alexandre C. de Quadros, as decisões são tomadas 100% em cima do Qlik, pois a ferramenta é utilizada tanto em análises, quanto em auditorias. Ele ainda afirma que, antes eles possuíam apenas dados, hoje, com essa estruturação, eles têm informações.
Em uma negociação, por exemplo, as reuniões são realizadas com o BI na tela do celular ou computador durante todo o tempo. “O nível de assertividade sobe muito”, destaca Alexandre. Por isso, para o Grupo Koch, hoje o Qlik é indispensável.
“Diminuímos a ruptura de 12% para 6%, pois sempre tivemos muitas informações sobre os produtos e toda a logística envolvida, mas não tínhamos uma área para gerenciar e resolver isso, hoje, com o time, monitoramos todos os dias, em tempo real, dentro da ferramenta.”
Alexandre C. de Quadros - Diretor administrativo do Grupo Koch
Hoje o Grupo Koch também tem um plano de meritocracia. Mensalmente os colaboradores recebem o prêmio de metas, e sabe onde esses indicadores são calculados? Dentro do BI.
2020: um ano de sucesso e crescimento
"Um dos motivos do sucesso do negócio foi ter adotado o BI como ferramenta de gestão."
Alexandre C. de Quadros - Diretor administrativo do Grupo Koch
A gestão baseada em dados auxiliou o Grupo Koch a alcançar o maior crescimento do segmento em 2020, segundo o ranking da Abras/2020, e ocupar o 1° lugar no ranking de Santa Catarina. “O Grupo Koch cresceu 52% no ano passado. A meta para 2021 é de 45% de crescimento em cima do número do ano passado”, pondera Alexandre.
Diferenciais da H2J
De acordo com o Diretor Administrativo do Grupo Koch, Alexandre C. de Quadros, dois pontos são essenciais para essa parceria de sucesso com a H2J: a familiaridade com o negócio e a expertise no desenvolvimento da ferramenta.
Para finalizar, Alexandre destaca que “quem dominar os dados e conseguir transformá-los em informações que orientem a tomada de decisão, é que vai conseguir se sair cada vez melhor”.
O que você achou, ficou com alguma dúvida? Nos deixe uma mensagem, vamos conversar!