Bruno Fernandes Trevisan e Virlei Noé Sodré | Coordenador Administrativo Comercial e Gerente Comercial.
Empresa: Supermercado Guanabara
Segmento: Varejo (Supermercado)
Localização: Rio Grande - RS
Solução: MarketWay | Qlik Sense | NPrinting
A ruptura é o maior inimigo do varejo, porque, quando o cliente não encontra o produto na sua loja, ele vai buscar em outra, ou seja, na concorrência. Isso é prejuízo, mas queremos compartilhar com você um case do Supermercado Guanabara que conseguiu diminuir em 50% a ruptura adotando as estratégias certas.
Quem nos conta isso são Bruno Fernandes Trevisan, Coordenador Administrativo Comercial, e Virlei Noé Sodré, Gerente Comercial. Confira.
História
A rede Supermercado Guanabara é uma empresa familiar que está há 56 anos no mercado. Atualmente conta com 10 lojas, entre elas, está a sede em Rio Grande (RS), mas há previsão de novas filiais no próximo ano.
O início
A empresa começou com a gestão de dados implementando o Qlik View. Antes disso, eram planilhas feitas em Excel, o que tornava tudo muito limitado, uma reunião, por exemplo, poderia ser feita com dados de 7 dias de atraso.
No entanto, a gestão como um todo melhorou muito, pois, com o Qlik, algumas coisas que antes não eram viáveis de fazer, passaram a ser feitas, já que anteriormente eram humanamente impossíveis.
Para Virlei Noé Sodré, Gerente Comercial, que está há 15 anos na empresa, “o Qlik facilitou que outras áreas se tornassem mais independentes, a ferramenta faz com que a solução seja rápida. Dessa forma, fomos evoluindo e hoje a informação é oficializada”.
“Não é apenas ter dados em mãos, é preciso querer melhorar e tomar ações para melhorar”.
Virlei Noé Sodré, Gerente Comercial
Antes da H2J
Tanto Virlei Noé Sodré, quanto Bruno Fernandes Trevisan, destacaram que antes das nossas soluções, eles eram lentos no processo de decisão, pois precisavam imprimir relatórios, que eram centralizados em uma única pessoa. Hoje, cada um gera seu relatório de acordo com os dados que precisa para determinada análise. O que diminui muito as chances de erro.
Outro ponto importante destacado por eles é que atualmente é possível avaliar em minutos a proposta de um fornecedor. Antes, o prazo era de 1 semana para dar retorno. Agora as decisões são baseadas em dados e fatos gerados no Qlik, sendo possível, na hora da reunião, comparar os dados apresentados pelo fornecedor.
Antes haviam dois problemas: primeiro, o tempo de um colaborador para a elaboração desses relatórios (que muitas vezes eram defasados); e segundo, a limitação dos dados que, na maioria das vezes, eram apenas do fornecedor.
Isso nos mostra que, antes de uma ferramenta de gestão de dados, a informação era lenta. Hoje, há uma gestão eficiente na Guanabara, com informações 360°.
“Com o Qlik, você identifica onde está o problema: se é interno, externo, se um produto foi comprado ou não.”
Virlei Noé Sodré, Gerente Comercial
Ganho de produtividade
Um dos principais pontos destacados pelo Supermercado Guanabara foi o ganho de produtividade de ponta a ponta para a empresa. Isso vem, aos poucos, com a boa prática, inserindo a cultura de usar o Qlik - o que pode ser visto nesse número: 50 usuários ativos no Supermercado Guanabara.
Ruptura diminui em 50%
O Supermercado Guanabara reduziu a ruptura em 50% após a adoção da gestão baseada em dados. Pelas palavras de Virlei Noé Sodré e Bruno Fernandes Trevisan, não foi algo que mudou do dia para a noite, mas de 3 a 4 meses já foi possível ver resultados.
Por que a H2J?
Hoje a rede Supermercado Guanabara sente que a H2J é parte da empresa. Pois é uma parceria de 5 anos que está em sintonia, prezando sempre pelo atendimento e atenção focados em atender todas as demandas.
Para finalizar, Jackson Barbosa, Executive Sales da H2J, destaca que atualmente, a rede Supermercado Guanabara é um dos clientes que mais digitalizaram as informações, indo além do escopo inicial que é apresentado.
E você, gostaria de mais informações? Pode nos escrever, estamos à disposição.