Leonardo Battiston | Diretor Comercial
Empresa: Celeiro Supermercados
Segmento: Varejo (Supermercado)
Localização: Chapecó | SC
ERP: CONSINCO (BD ORACLE)
Solução: MarketWay | Qlik Sense | NPrinting
Case Qlik: como o Celeiro Supermercados ganhou mais velocidade na tomada de decisões
Tempo é dinheiro. Seja para pequenas ou grandes empresas, encontrar uma solução para economizar tempo e agilizar processos é extremamente importante. E, hoje, queremos compartilhar os resultados obtidos pelo Celeiro Supermercados contado pelo Leonardo Battiston, Diretor Comercial.
História
A empresa tem 50 anos. Iniciou como atacado, e hoje conta com 4 unidades de varejo supermercadista na cidade de Chapecó, contando com aproximadamente 700 colaboradores.
Desafios antes da H2J
O maior desafio do Celeiro antes da solução da H2J era encontrar um ERP (Enterprise Resource Planning, ou sistema de gestão integrado) que simplificasse os processos. Muitos dados, muita burocracia para uma análise, planilhas em excel, tudo isso fazia com que gestores investissem muito tempo para criar planilhas, juntar dados, e hoje o tempo é caro para um gestor.
A partir disso, “passamos a procurar uma ferramenta no mercado que pudesse atender essa demanda”, destaca Leonardo. Depois que conheceram a Plataforma Qlik, somando com o profissionalismo da H2J demonstrado desde a primeira conversa, uma mente aberta, a equipe envolvida na decisão sentiu confiança, pois entenderam que ali encontrariam uma plataforma personalizada para o momento que o Celeiro estava passando.
O projeto iniciou pela busca de uma solução para a análise comercial, mas hoje já se estende para os demais setores.
A principal busca era por um relacionamento mais transparente e mais assertivo com o fornecedor. Para ter em mãos dados e saber onde buscá-los. Um projeto que desse velocidade ao time comercial, e tudo isso é possível através do MarketWay.
“É imensurável o ganho de tempo e de resultados que temos com a Qlik e com suas funcionalidades!”
Leonardo Battiston
O que mudou para o Celeiro Supermercados?
A velocidade da informação está cada vez mais rápida e, para o Celeiro, eles precisavam ser rápidos para analisar, então a Qlik e a H2J foram decisivas para que a empresa passasse a errar menos. “Errávamos por não saber, por exemplo, quando 10 unidades de um produto eram compradas, mas se vendiam apenas 1, nós não víamos isso, mas agora sim”, pondera Leonardo.
Para o Celeiro Supermercados o principal ganho foi a velocidade na tomada de decisão. Hoje o resultado é uma mescla de uma grande ferramenta de alta performance com uma equipe preparada para absorver essas informações, que precisam ser compreendidas e colocadas em prática, nos conta Leonardo.
Um ponto muito destacado pelo diretor comercial do Celeiro é que a H2J personaliza as análises de acordo com a dor do cliente, de uma maneira clara, em que é possível usar essas informações para melhorar a gestão. “A H2J tem como principal diferencial a personalização, entendem a dor, montam o cenário e podem mudá-lo se achar necessário. Realizamos muitas reuniões, e agora é nosso, exclusivo”, enfatiza Leonardo.
“Hoje recebemos elogios de nossos fornecedores, pois nossas reuniões são guiadas, o que deixa muito claro para os dois lados o objetivo de atender bem o cliente. Hoje pode analisar share, ruptura, perdas… tudo ali”.
Leonardo Battiston
Relação: Celeiro x fornecedor x cliente
Atualmente, mais de 20 pessoas utilizam o MarketWay dentro da empresa. “Conseguimos implantar a cultura analítica, hoje, a área comercial atende os fornecedores com o BI aberto enquanto conversa, analisando em tempo real”, destaca Leonardo.
Tanto que hoje, antes de um colaborador pedir para comprar um produto ou apresentar uma proposta, eles já vêm com um dado, ao menos gerado, no Qlik, acrescenta ele. Isso torna uma reunião mais assertiva quando se tem em mãos uma informação com dados concretos, e isso gera uma decisão futura com chances de melhores resultados.
A relação de confiança entre varejo e indústria para atender bem o cliente é uma construção, e uma gestão baseada em dados permite enxergar oportunidades, que antes não eram vistas. Por isso, nas palavras do Leonardo, os dados ajudaram o Celeiro a se manter firmes no mercado durante a pandemia.
Para finalizar, o diretor comercial do Celeiro diz que é preciso trocar o “eu acho” por “eu analisei”, e hoje a ferramenta que vem para somar é a Qlik.