Clientes

De armazém à rede de Supermercados.

A Comercial Zaffari é uma rede de supermercados consolidada, com mais de 56 anos de tradição no estado do Rio Grande do Sul e com amplo grau de identificação com o público gaúcho. Destaca -se ao longo de sua história, no competitivo mercado de varejo nacional, por sua qualidade no atendimento, produtos e serviços.


Fundada em 1957 na cidade de Passo Fundo, a Comercial Zaffari reconhece em sua própria origem as características de seu público consumidor e mantém um relacionamento de respeito, ética e compromisso com o desenvolvimento das comunidades em que está inserida.

Empresa geradora de emprego, renda e oportunidades de negócios, possui em seu quadro funcional mais de 1200 colaboradores diretos e é representada pelas bandeiras Comercial Zaffari, Stok Center e Bella Città.

A Comercial Zaffari conta atualmente com 18 supermercados com as marcas Comercial Zaffari e Stok Center, espalhados pelo estado do Rio Grande do Sul, sendo sete lojas em Passo Fundo, duas em Cruz Alta e uma em Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Lagoa Vermelha, Marau, Ijuí, Santo Ângelo e Vacaria.
Entre os objetivos da Comercial Zaffari estão oferecer serviços e produtos de qualidade, visando soluções ao consumidor, valorizando os funcionários através da qualificação de pessoal, contribuindo com o meio ambiente e comunidade através de programas sociais. Buscando sempre a excelência no atendimento, confiabilidade, prazer em servir, espírito de equipe, ética, honestidade e foco no resultado.


A Comercial Zaffari busca sempre aprimorar constantemente a gestão de seus negócios utilizando tecnologia de ponta, com intuito de crescimento com lucro e perpetuação no mercado.

O Desafio

Com 17 lojas posicionadas estrategicamente em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, a gestão principal está centralizada em Passo Fundo, no seu Centro Administrativo, onde concentram-se a área comercial, financeira e administrativa da empresa e um Centro de Manutenção para dar apoio às lojas, de onde várias análises e decisões são tomadas juntamente com o auxílio dos gerentes de cada unidade.


A necessidade de análises de desempenho de cada unidade, cada linha de produtos ou de cada produto se faz para garantir um bom atendimento aos clientes. Se o produto não estiver na gondola, não vende, parece simples, mas quais produtos estão faltando? Como está o desempenho de cada loja?

Diariamente são realizadas reuniões com fornecedores e equipes de lojas, nesta reunião são avaliados os desempenhos de vendas dos produtos e com base nestes dados são tomadas várias decisões.


Dentre os desafios da Comercial Zaffari estão:

  • Visão global do negócio envolvendo todas as unidades
  • Visão de cada loja, cada segmento, cada produto
  • Obter estas visões de forma clara, simples e segura para tomada de decisões
  • Aumentar o lucro e perpetuação no mercado


Mensalmente ou quando é necessário são realizadas as reuniões de Diretoria para avaliação do resultado da companhia e tomadas de decisões estratégicas. Acelerar as informações para estas reuniões, no cenário atual, é extremamente importante.

 

“Somos uma empresa dinâmica. Somos orientados a metas e entre elas está a
satisfação dos nossos clientes. Sendo a assim a informação correta e rápida faz toda
a diferença.”
TIAGO ZAFFARI | Diretor Operacional | Comercial Zaffari

 

A Solução

Após identificar a necessidade de uma ferramenta que pudesse auxiliar na gestão, a Comercial Zaffari procurou no mercado empresas que pudessem oferecer uma solução robusta, aliada a um serviço de consultoria qualificado e reconhecido. Nesta busca, encontrou a H2J Innovative Solutions, um importante revendedor dos produtos QlikView e provedor de serviços de valor agregado.


A H2J fez uma convincente demonstração da ferramenta e posteriormente fez uma SIB (Seeing is Believing), que é uma Ver para Crer. Em dois dias de trabalho a SIB permitiu que a Comercial Zaffari tomasse sua decisão sem medo, pois pode comprovar os benefícios que teriam com a ferramenta QlikView.
A H2J foi contratada para realizar a implantação do QlikView e prestar consultoria no desenvolvimento das análises e relatórios.


Logo no início do projeto foram levantadas as características de cada etapa do processo de tomada de decisão, gerando assim requisitos de software para tratar situações relacionadas a busca das informações, relacionamentos e sincronismos
entre diferentes bases de dados, uso de planilhas de Excel, restrições e sincronização.


Após identificar as necessidades juntamente com os usuários, foi elaborado um plano de projeto das análises que deveriam ser desenvolvidas para as áreas comercial e controladoria. Através de um plano bem elaborado e metodologia ágil para gestão do projeto o trabalho fluiu com o acompanhamento constante do cliente. Isto garantiu que a análise
certa chegasse a pessoa certa.


Todas as análises funcionam on-line, 7 dias por semana, 24 horas por dia.

 

 

Resultados

Relatórios e análises que levavam 2 a 3 dias para serem emitidos, com o QlikView não demoram mais do que 20 segundos, e com uma qualidade de informação muito mais rica e dinâmica:

  • Menos de 1% de esforço, comparado com o cenário anterior, para obtenção da informação.
  • Melhoria na qualidade da informação
  • Melhoria na tomada de decisões
  • Reuniões com fornecedores e equipe de lojas com indicadores claros, rápidos e confiáveis.
  • Aceleração da informação para reunião de Diretoria.

“Somos uma empresa dinâmica. Somos orientados a metas e entre elas está a satisfação dos nossos clientes. Sendo a assim a informação correta e rápida faz toda a diferença.”
TIAGO ZAFFARI | Diretor Operacional | Comercial Zaffari

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