Clientes

Semente Roos

As sementes são a matéria-prima da empresa E. ORLANDO ROOS ou simplesmente Sementes Roos, fundada em 1963. Para além, dos seus 50 anos, foi o capital humano e tecnológico que transformou um pequeno armazém na maior sementeira do estado do Rio Grande do Sul e uma das maiores do país.

Com onze unidades e um Centro Administrativo, a Sementes Roos produz sementes de trigo e soja, além de comercializar grãos de soja, trigo e milho. Atende o produtor em todas as fases do cultivo, desde o planejamento do plantio até a colheita.

Foi com uma base de solidez, eficiência e inovação que a empresa cresceu e ganhou a confiança de seus profissionais e parceiros. Hoje, eles já atravessam fronteiras, espalhando-se pelo Brasil, Uruguai e Paraguai.

A empresa se diferencia pela qualidade de seus produtos e serviços no mercado do agronegócio. Também traz a marca de suas raízes familiares, aliando a tradição do campo às novas tecnologias, visualizando um horizonte de crescimento contínuo. A missão da Sementes Roos é gerar resultados para o agronegócio com tecnologia e inovação, possibilitando ganhos sustentáveis para a empresa, fornecedores e clientes.

O DESAFIO

No tempo da colheita o relógio biológico dos agricultores sofre algumas alterações. O momento é de colheita e o tempo, nesse caso, faz muita diferença. A maioria deles cumprem grandes jornadas de trabalho para aproveitar o tempo bom e ponto ideal para corte da lavoura. O produtor rural tem que ser ágil e recolher do campo, de forma eficiente e rápida, a recompensa pelo suor e investimentos. O pico de colheita da safra de verão tem se concentrado no período entre março e abril, para o caso da soja. No caso do milho, o pico de colheita tem se concentrado entre fevereiro e março.

Com momentos específicos e curtos para a colheita e o plantio decisões corretas e rápidas fazem toda a diferença para a Sementes Roos e seus clientes. Não apenas informação sobre o momento atual, mas também a comparação e análise do passado e projeções para o futuro.

São 11 filiais e uma estrutura baseada em gerentes, vendedores e gestores de áreas específicas. A análise de desempenho de cada um dos papeis envolvidos no negócio é importante para garantir que a empresa atinja seus objetivos.

Com o crescimento apresentado até agora e baseados na projeção para os próximos anos, com uma quantidade cada vez maior de dados e com as áreas da empresa cada vez mais informatizadas e ávidas por informação o desafio se mostrou imponente.

Para atender esta complexidade a equipe de Inteligência do Negócio e TI, utilizavam várias planilhas eletrônicas que eram atualizadas semanalmente ou diariamente, e relatórios gerados através do sistema ERP. A informação nem sempre chegava no momento certo e necessário para tomada de decisão. Muitas decisões eram tomadas baseadas apenas na experiência das pessoas.

O volume de dados e a agilidade na análise eram limitados pelas tecnologias utilizadas.

A SOLUÇÃO

A equipe de TI e Inteligência de Negócios após identificar as necessidades por informações mais rápidas, precisas e seguras, buscou no mercado empresas que pudessem proporcionar tal solução.

Neste momento a H2J Innovative Solutions foi contatada por ser um importante revendedor dos produtos Qlik e provedor de serviços de alto valor agregado.

“Foi se a era da tomada de decisão baseada no achismo, é papel fundamental da TI estratégica apoiar as áreas de negócio e fornecer toda gama de informação necessária para uma melhor negociação, baseada em informação de qualidade e auxiliando na garantia dos melhores resultados. Imprescindível para o negócio que o andamento das operações seja monitorado, para que quando existir um desempenho inferior, a empresa consiga tomar ações corretivas a tempo, saber que não atingiu as metas somente depois que o período de negociações já acabou, pode ser tarde demais”.
Diego Schwalbert, Gerente de TI da Sementes ROOS

Após uma convincente prova de valor para a Diretoria e para as áreas da empresa, as equipes de TI e Inteligência de Negócio da Roos, apoiadas pela H2J conseguiram aprovação do conselho para iniciar um projeto de Business Analitycs para empresa.

Baseados na metodologia de implementação da H2J o projeto iniciou e logo nos primeiros dias começou a colher seus primeiros resultados.

Todas as análises funcionam on-line, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Os usuários possuem acesso as informações reais e on-line que lhe são pertinentes, onde estiverem.

Graças às capacidades de governança do Qlik Sense, as equipes de TI e Inteligência do Negócio possuem total governança sobre os dados e informações e conseguem garantir que os usuários tenham acesso somente ao que lhe é permitido onde e quando precisarem.

Resultados
  • Informação rápida e pronta.
  • O esforço para obtenção da informação é menos de 1% do que era antes.
  • Antes um relatório demora de 30 a 60 dias, dependendo da complexidade. Hoje entregam uma análise, muito mais rica, em questão de horas.
  • Decisões melhores e mais rápidas baseadas em dados e informação e não apenas na experiência.
  • Quantidade de dados não é mais um problema.
  • Sabem o que está acontecendo quase que instantaneamente e ações corretivas são tomadas de forma imediata, diminuindo impactos negativos e os custos associados a estes problemas.
  • Além da velocidade e a quantidade de informação que são analisadas, a riqueza proporcionada pelo Modelo Associativo da Qlik permite que informações que antes passavam despercebidas sejam facilmente identificadas.
  • Hoje, para criar uma aplicação do Zero é mais rápido do que o tempo que era necessário para alimentar as planilhas eletrônicas que utilizavam.

“A assertividade das decisões depende basicamente do talento de quem decide e da base de informações que utiliza. As informações já não são mais um problema, hoje fazem parte da solução.”
OLDIR DONBOSKI, Área de Inteligência de Negócios ROOS

“Outro ponto importante é poder contar com a proximidade e confiança da equipe da H2J. Isto faz muita diferença.”
Diego Schwalbert, Gerente de TI da Sementes ROOS

Solicite uma demonstração

Para descobrir como otimizar a produção e trabalhar com estoque inteligente na sua indústria